terça-feira, 3 de julho de 2012

PINACOTECA DO ESTADO FECHA PARCERIA COM PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projeto beneficiará 46 entidades que atendem cerca de oito mil pessoas que vivem em situação de rua.

            A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) do Núcleo de Ação Educativa, e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS,) fecharam uma parceria e vão oferecer para técnicos de 46 entidades que trabalham com pessoas em situação de rua uma série de encontros sobre o uso do patrimônio e da arte em propostas socioeducativas.
Ao todo o projeto beneficiará cerca de oito mil pessoas que  vivem em situação de rua e que são atendidas diariamente pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). “Esta parceria visa enriquecer o repertório cultural dos trabalhadores sociais em nova abordagem das questões sociais, qualificando práticas, desenvolvendo ações integradas e coordenadas que possam contribuir para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, garantindo a noção de direito e pertencimento, atuando junto aos usuários nos serviços de População em Situação de Rua”, afirma Cristina Maria Viscome, da Supervisão Técnica na Coordenadoria de Assistência Social - Centro Oeste da Secretaria Municipal de Assistência Social.
O projeto tem o objetivo de dar subsídios para que cerca de 50 técnicos e gerentes das organizações sociais do centro da cidade conveniadas com a SMADS, possam elaborar projetos socioeducativos em arte e cultura voltados para inclusão sociocultural dos grupos que atendem. Para isso são realizados cinco encontros para cada grupo, com duas horas de duração cada, nos quais são abordados temas como a educação patrimonial e cultura material, aspectos da leitura de imagens, identidades culturais e pessoais, uso de recursos educativos e construção de projetos socioeducativos. Neste último encontro serão apresentados os pré-projetos elaborados por cada entidade participante. Após sua aprovação e implantação o projeto contará com o acompanhamento dos técnicos e supervisores dos equipamentos sociais de cada área e contará com o apoio da equipe Programa de Inclusão Sociocultural (PISC).
Além de reforçar o papel do museu como agente social e participativo, esta parceria é fundamental para o aprimoramento e a continuidade dos projetos educativos desenvolvidos dentro do Programa de Inclusão Sociocultural – PISC. “A parceria com a Coordenadoria de Assistência Social da Região Centro-Oeste, nos permite estreitar os laços de trabalho com as organizações sociais que atuam na região central da cidade junto a grupos vulnerabilizados, em particular aqueles  em situação de rua de diferentes faixas etárias. Neste sentido, amplia as ações educativas da Pinacoteca e proporciona aos técnicos participantes a oportunidade de utilizar o museu como recurso e parceiro em suas práticas socioeducativas”, afirma Gabriela Aidar, responsável pelo Programa de Inclusão Sociocultural (PISC) da Pinacoteca.

 SOBRE O PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL - PISC

Uma das prioridades da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o mais antigo museu de arte do estado, é tornar-se cada vez mais acessível aos diferentes públicos. Para tanto desenvolve ações educativas voltadas à compreensão das obras de seu acervo e das exposições temporárias que promove. Nesse esforço se insere o Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca, que visa promover o acesso qualificado aos bens culturais presentes no museu a grupos em situação de vulnerabilidade social, com pouco ou nenhum contato com instituições oficiais da cultura. O programa busca contribuir para a promoção de mudanças qualitativas no cotidiano desses grupos e ainda para a formação de novos públicos de museus. 

 PINACOTECA DO ESTADO – Praça da luz, 02  Tel. (11)  3324-1000
Terça a domingo, das 10h às 18h | R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário