quinta-feira, 3 de maio de 2012

MUNDO DOS GAMES


Por Leonardo Lima 

Multiplayer
Acompanhando o tema abordado na última edição, sobre o impacto dos controles de movimento no cenário dos jogos eletrônicos atuais, esquecemos de mencionar outro aspecto que contribuiu muito para que o perfil dos jogadores também mudasse: a jogatina online. Ao conectar o videogame a internet um leque de possibilidades e conteúdo se abriu nas mãos dos jogadores e das produtoras, e o que só era divertido jogar junto com a galera, agora também é divertido jogar sozinho.

Ranking
Hoje existe a possibilidade de você ser o melhor do mundo no seu jogo predileto. As desenvolvedoras deram suporte online e criaram um ranking, em diversos tipos de jogos, no qual você acumula pontos por sua habilidade. Em Call of Duty, uma das franquias mais famosas do mundo desenvolvidas pela Actvision, conta com um ranking online e imediato para os jogadores de plantão. No Mario Kart, jogo de corrida, desenvolvido pela Nintendo, existe um ranking especial para quem termina cada corrida em menor tempo. Os jogadores, motivados pelo ranking, se dedicam muito mais aos jogos e suas habilidades.

Conectividade e Novos Relacionamentos
Os videogames, principalmente os novos portáteis, também conseguem conectar-se a internet, portanto checar a rede social, mandar e-mails, atualizar seu status no Facebook e se relacionar com o mundo ficou muito mais fácil. Você pode até mesmo convidar um amigo para uma partida online, tudo de um mesmo dispositivo, com simples comandos devido a interfaces criadas especialmente para esses fins. 
Alguns jogos permitem que você conheça novas pessoas e consiga adicioná-las ao seu círculo social, basta criar um simples avatar (com a sua imagem) e um codinome, assim você começa a interagir com os outros jogadores.

Co-op
Até agora só falamos sobre disputas online, porém, a grande novidade é o "co-op" (de co-operative), termo muito utilizado nos Estados Unidos e que significa "cooperação". Assim, duas pessoas jogam o mesmo jogo, uma ajudando a outra, sem a necessidade de estarem no mesmo lugar. E o melhor, sem telas divididas.

Quem nunca chamou um amigo em casa pra uma disputa de Mortal Kombat, ou qualquer outro jogo para multijogadores?
O contato presencial, entre os jogadores, ainda existe, mas em menor escala do que no passado; A internet juntamente com o videogame fez um combo “não-saia-de-casa" irresistível. Facilidades como essas ajudam a comunidade que adora videogames, mas pode prejudicar o contato social num futuro próximo. Em contrapartida, os jogos que têm o suporte online também possuem um conteúdo extenso, que é uma das necessidades principais de quem quer jogar: gastar menos e jogar mais. As produtoras é que estão bem felizes e cheias de dinheiro no bolso, até porque para se conectar é preciso pagar mais uma "taxinha".

Mas o que é melhor, ter um amigo ao lado para jogar ou tê-lo apenas na tela da sua tevê?
Mande sua resposta para o e-mail revistaiii_games@hotmail.com. E na próxima edição divulgaremos aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário