terça-feira, 8 de maio de 2012

PRECISO DEMAIS DESABAFAR...

Por Roberta Bueno


Minha gente,HTPC é produtivo quando se faz ser.
Interessante debate sobre a educação e o descaso com a mesma.
E quanto ao descaso com o professor e a baixa remuneração só tenho duas coisas a dizer:
1ª Tá no fundo do poço, abraça a Samara!
2ª Não aguenta a brincadeira, então não desce pro play!

Hoje pude ver a situação do descaso do professor para com a educação, como diria uma amiga minha: TENSO!
Confesso que devo ser maluca, pois acredito que faço parte dos poucos professores que gostam daquele troço chamado HORA DE TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO (HTPC), é sério, até hoje não vi ninguém fazendo festa no dia em que o mesmo acontece.
Acredito que seja a hora propícia de direção, coordenação e professores colocarem os pingos nos "IS" e da troca de experiências entre os mesmos. Mas me decepciono com minha classe trabalhista, pois me parecem ser os seres mais hipócritas e demagogos do mundo. Exemplo disso são os professores do estado ou da prefeitura que preferem colocar seus filhos em escolas particulares por dizerem que a educação pública não tem qualidade, batem no peito e enchem a boca pra dizer: "coloquei meu filho num colégio particular".
Como assim? Esses professores não são capazes nem de confiar no trabalho deles? Pelo menos é o que parece, afinal se você é um incentivador do pensamento e da pesquisa e não confia na qualidade do seu "local de trabalho" é porque seu trabalho deve ser questionável, concordam?
Fico muito chateada com alguns comentários dos meus colegas e penso que se esses colegas, com mais tempo de magistério, pensando assim, me vejo construindo a casa pelo telhado, ou pelo menos tentando consertá-la a partir daí, já que ela está com uma base completamente torta e gasta pelo "murro em ponta de faca" ou como já disse o poeta: com a pedra que havia no meio do caminho (que não sai).
Defendo que devemos lutar pelos nossos direitos trabalhistas e por condições de trabalho DESCENTES com material e espaço físico adequados, mas não devemos esquecer que nossos alunos precisam de nós e da nossa contribuição. Eles são tão vítimas do sistema quanto nós professores, muitos além de tudo, procuram nas nossas atitudes motivos para seguir em frente, e além de tudo SERES HUMANOS IGUAIS A ELES E QUE PASSARAM PELA IDADE E FASE QUE ESTÃO PASSANDO.
Costumo falar a verdade para todos eles, e sei que às vezes acabo falando além da conta e de uma forma que sei que vão entender. Gosto e prefiro mostrar que sou ser humano também e que somos absolutamente iguais independendo da idade ou da posição hierárquica e por isso não devemos somente respeitar as pessoas mais velhas ou mais "poderosas", mas sim que devemos nos respeitar como seres humanos comedores de arroz com feijão que somos.
E pra finalizar... Os que não querem mais dar aula peçam pra sair e quem tá afim, vamos lutar pelos nossos direitos e mudar essa situação bizarra que está a educação pública!!!
Só mais uma coisinha: Na faculdade não fui preparada para dar aula sem material didático, não fui preparada pra ser psicóloga e nem preparada pra mediar a educação para adolescentes, mas faço isso tudo ganhando menos do que alguns colegas que reclamam tanto, e com o maior orgulho porque infelizmente AMO O QUE FAÇO! SOU PEDAGOGA, SOU PROFESSORA E MALUCA!

Confira a 5ª Edição da REVISTA III: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário