terça-feira, 8 de maio de 2012

SANTA ISABEL É ESTÔMAGO E ESTACIONAMENTO


Por Ariana Silva

 Enquanto as pessoas enchem suas barrigas nas mais variadas padarias, lanchonetes, biroscas e afins, ou procuram uma vaga dentre os muitos estacionamentos da nossa “querida” cidade, aqueles que “vivem” de arte, passam fome (de comida e atenção).
É muito triste, não falo isso porque vivo essa dificuldade de se trabalhar com a cultura, mas porque é extremamente deprimente você notar que uma cidade (quase) inteira acredita que tapar buracos, construir portais e praças é o que há para se evoluir.
Claro, nada se compara ao conformismo estampado em cada rosto. Veja bem, é mais fácil lotar um evento pago ou reunião de futebol em dias chuvosos, do que ver um programa cultural ser levado a sério.
Já é sabido que as coisas hoje em dia evoluíram muito, ou seja, você tem acesso a tudo com apenas alguns clics, só que parece que isso não veio para ajudar, pois nessa geração estranha que vivemos, quanto mais fácil mais preguiçosas as pessoas ficam, principalmente os jovens, que demonstram, em sua grande maioria, não ter interesse por coisas muito saudáveis. Deixe-me explicar melhor, dias atrás, eu li uma matéria que me deixou realmente incomodada, segundo uma pesquisa realizada através do Retratos da Leitura no Brasil, a população leitora diminuiu no País. Enquanto em 2007 55% dos brasileiros se diziam leitores, hoje esse porcentual caiu para 50% e isso nem é o pior dado, de acordo com a mesma pesquisa, cerca de 75% dos brasileiros jamais pisaram em uma biblioteca, isso não é deprimente? 
Imagine esse número em Santa Isabel. Pra se ter uma ideia, o antigo prédio que abrigava a biblioteca municipal, teve que ser fechado para passar por uma reforma (o que nunca aconteceu), logo, trataram de arrumar outro prédio em melhores condições, mais isso não quer dizer que ele fica numa localização melhor, ou recebeu uma bonita fachada que indique que lá, naquela rua secundária, existe uma biblioteca. NÃO. Afinal, por que gastar dinheiro com isso, a cidade tem preocupações maiores.
Muitas vezes eu pergunto ao meu pai (que é mineiro de nascimento): “Como que você conseguiu sair de um lugar escondido, pra vir parar em um esquecido?”, ele só me olha com uma cara pensativa e não diz nada, mas eu sei que no fundo ele me entende. Só quem não entende são os moradores dessa humilde cidade.
Alguns devem estar se perguntando – quem é você pra dizer essas coisas? E eu vou responder, sou uma pessoa preocupada com o futuro. Alguém que vocês só não conhecem por que não dão oportunidade. A maioria dos projetos dos quais participei, aconteceram fora daqui, por que pessoas de outras cidades se interessaram muito mais por eles. E claro, eles têm espaços adequados para abrigar uma apresentação teatral, exposições e outras coisas.
Agora eu que te pergunto: De quantos eventos de cultura (eventos bons mesmo) você já participou aqui? (e respeitou).
Quando que as pessoas vão entender, que ignorância é tudo que os ditos ‘nossos governantes’ querem. Santa Isabel não pode viver só de carnaval, rodeio, comida, futebol e estacionamento. Devemos ser mais que isso. Mais ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário