quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um Artista Completamente Criolo


Por Carol Lopes de Andrade

Senhor das minhas playlists mais recentes, e com a agenda de shows mais que vigiada durante alguns meses, finalmente tive a chance de conferir o que é estar diante das peripécias artísticas do tão comentado Criolo; no domingo 22/4, em show a preços populares no SESC Itaquera.
Ouço aos montes, e já há bastante tempo, sobre a falta da qualidade na música brasileira. Em certas ocasiões chego a me deparar com opiniões que consideram este o pior dos tempos para o rock nacional, sem excluir desta decadência o sertanejo, o samba, o forró ou qualquer que seja o beat canarinho – ou ritmo brasileiro.
A fragilidade do discurso é mérito da falta de expansividade musical, que prefiro entender como uma simples ingenuidade cultural – aquela que ainda insiste em segregar a cultura nos extremos: “cultura erudita” (o rico) e “cultura popular” (o pobre), ferramenta usada para que a cultura também seja motivo de divisão de classe.
Para além dos que julgam estes, como os piores ou melhores tempos da música brasileira, surgem boas apostas oriundas da cultura subalterna[1] capazes de torcer e retorcer as concepções de gênero musical e fazer peixe grande da música brasileira pelo menos pensar em se reinventar.
Autor de hits bem articulados, a exemplo de “Subirusdoistiozin”, Criolo caiu nas graças do público brasileiro com seu segundo álbum, intitulado “Nó na Orelha”. O trabalho lhe rendeu excelente reconhecimento da crítica, além de ter sido um dos principais indicados das categorias de premiação da MTV Brasil, em 2011. Mas “Nó na Orelha” é apenas a ponta do iceberg diante da versatilidade deste artista. Em seu currículo também soma a participação em dois filmes, como ator, e o álbum “Ainda Há Tempo” dedicado inteiramente ao rap (no período em que ainda era conhecido como Criolo Doido), estilo que defende com unhas e dentes diante de sua audiência – não sem razão, afinal antes de se tornar um artista internacionalmente conhecido, seu maior mérito foi ter sido o criador da Rinha de MCs, famosa por sediar as batalhas de rimadores de improvisação, rappers e MCs na cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário